- 1% Melhor a Cada Dia
- Posts
- 🧠 Como Criar Seu Segundo Cérebro no Obsidian 📘 | Guia Passo a Passo 🚀
🧠 Como Criar Seu Segundo Cérebro no Obsidian 📘 | Guia Passo a Passo 🚀
1% Melhor a Cada Dia - Edição #027
Já ouviu falar em segundo cérebro? Se ainda não confira meus post anterior: Segundo Cérebro - Um método comprovado a sua vida digital e desbloquear o seu potencial criativo.
Dado isso a ferramenta mais completa para se criar um segundo cérebro que encontrei foi o Obsidian.
Já testei vários aplicativos de anotações como Evernote, Notion, Notas, mas o melhor e mais completo na minha opinião é o Obsidian.
Alem de ser gratuito tem algumas funcionalidades que são essenciais para se criar um segundo cérebro que realmente funcione.
Algumas das principais vantagens:
Fácil ligar notas
Criação de Tags
Visualização de grafos de suas notas
E o melhor é que em volta da plataforma de Obsidian tem uma comunidade muito ativa que criam plugins que deixam cada vez mais a plataforma mais completa e performática.
Só para você ter uma ideia é possível integrar o seu segundo cérebro com Inteligência Artificial (ChatGPT) e é nesse ponto que as coisas começam a ficar interessante.
Com esses plugins gratuitos da comunidade eu consegui cortar custos de ferramentas pagas e que fazem um trabalho muito melhor.
Criar um cofre
No Obsidian o local que você irá armazenar todas as notas se chama cofre. Nesse cofre é onde vamos centralizar todo nosso conhecimento e informação.
Para isso vai em pre
Organização de Pastas
Com o seu cofre criado chegou o memento de começar nosso processo de organização da informação que sem isso tudo fica uma bagunça.
Para isso vamos utilizar o método PARA e crie uma pasta para cada um dos itens abaixo:
Projetos
Areas
Recursos
Arquivos
Projetos
São uma série de atividades que tem uma data inicio e fim para acontecer. Você pode ter uma lista de ideias e projetos para tocar, mas não selecione mais do que entre 10 e 15 apenas para relembrar.
Areas
São suas áreas da vida, não tem um prazo para acabar você sempre estará melhorando e atuando. Desenvolvimento contínuo como:
Saúde
Finanças
Família
Vida Esperitual
Recursos
São ferramentas chaves que vão te ajudar para completar as atividades do seu projeto. São áreas que você está estudando, aprendendo ou desenvolvendo que pode ajudar na conclusão de atividades dos projetos como também para as áreas.
Arquivos
Tudo que não for mais prioridade nas demais pastas ou você concluir algum dos projetos ao invés de apagar você joga na pasta de arquivos, pois essas informações podem ser úteis em outros projetos.
Eu também crio a pasta inbox quando ainda não sei muito em qual categoria vai se enquadrar e para não perder tempo pensando jogo nessa pasta que vira minha caixa de entrada, depois nas revisões semanais vou organizando.
Brainstorm para levantar os problemas favoritos
Faça uma lista de alguns dos seus problemas favoritos, salve-a como uma nota e revise-a sempre que precisar de ideias sobre o que capturar. Use essas perguntas abertas como filtro para decidir qual conteúdo vale a pena manter.
Quais são os problemas que estão na sua cabeça nesse exato momento? Esse exercício é um bom início para saber o que que devemos anotar.
Para ajudar nesse levantamento você pode :
Tirar da sua cabeça os projetos/problemas que estão na sua mente
Verificar seu email para verificar se tem algum ponto que acabou se esquecendo
Olhar para seu calendário se tem algum compromisso que derive um projeto
Olhar para sua lista de tarefas
Exemplos de alguns problemas levantados:
Como tomar decisões com mais confiança?
Como construir uma estratégia de investimentos?
O que posso fazer para se ter uma alimentação saudável?
Como faço para ler mais livros?
Fazendo esse esse mesmo exercício levantei os seguintes pontos:
Planejar como terminar o Curso MBA UX
Certificado Google de Gestão de Projetos
Como manter recorrência nos nas publicações no Linkedin
Como manter a recorrência de conteúdo da Newsletter
Como conseguir mais vendas no meu e-commerce?
Como posso crescer na Carreira Gestão de Projetos
Escrever livro sobre gestão de projetos
Montar quarto do bebê
Fazer Planejamento Release 4
Protótipo novas funcionalidades para o OMNI
Refinamento de Funcionalidades
Utilize a regra 10 - 15
O ideal é ter em torno de 10 a 15 problemas favoritos mapeados.
Caso listou mais que 15 projetos é muita coisa para gerenciar e não verá progresso em todas as frentes.E quando não vê progresso nos projetos acaba desistindo e tendo a sensação de que não é capaz de fazer.
Assim é importante focar nos projetos mais prioritários nesse momento.
Identificar falsos projetos
Podemos ter em nossa lista sonhos, hobbies e áreas de responsabilidades que não devem entrar na nossa pasta de projetos.
sonhos: não tem prazo definido para acabar
hobbies: projetos sem objetivo específico
áreas: são temas de evolução contínua.
Abra uma pasta para cada projeto
Abra uma pasta no seu aplicativo de notas para cada projeto que selecionou nas etapas anteriores como apresentado abaixo.
Agora durante o seu dia a dia quando se deparar com conteúdos que podem te auxiliar em cada projeto. Você salva para referências posteriores.
Com e estrutura pronta, você já deu início ao seu segundo cérebro e aos poucos vamos deixando ele cada vez mais completo e personalizado.
Assita ao vídeo abaixo:
Reply