Como organizar seu conhecimento

por que você precisa de um método para organizar e consolidar o seu conhecimento

Esses dias estava pensando em toda minha trajetória escolar, desde escola ensino fundamental, faculdade, pós-graduação e MBA e algo me preocupou muito...

Que fiz tudo isso, mas não aproveitei quase nada todo esse conteúdo que aprendi e estudei.

Fiquei pensativo por alguns minutos em tanta coisa que estudei e tive que aprender para provas e exames, mas parece que tudo se perdeu e não tenho mais esse conhecimento para ser aplicado no meu dia a dia.

Até lembro dos temas e assuntos que vi na faculdade, mas nenhum dos conceitos que aprendi, hoje se me perguntarem ou derem para resolver algum exercício eu acredito que eu travo e não sei resolver.

Vou ter que pesquisar e estudar novamente e aí acredito que posso até conseguir concluir.

Mas o que mais me incomodou foi não ter mais nada seja em cadernos, anotações de todo esse conhecimento.

Ou seja, parece um tempo perdido.

Claro, que nem tudo foi jogado fora, para um devido momento foi importante esses assuntos, mas não foram perenes.

Assim, comecei a buscar formas para que isso não aconteça mais e fui em busca de um método tanto para estudar melhor e ter uma melhor performance no estudo como também um método para que eu organize e deixa consolidado o conhecimento que atualmente venho estudando.

Nunca nos ensinam a organizar e consolidar o conhecimento

Nas escolas, colégios e universidades, o professor orienta o aluno, mas nunca o ensina algum método que posteriormente nos tornaria apto para o trabalho pessoal, para adquirir novos conhecimentos, organizá-los, localizá-los e saber utilizá-los no seu devido momento.

Nesse artigo vou te apresentar um método para organizar meu conhecimento.

A necessidade de um método

É muito importante que as gerações posteriores a nossa seguissem os conhecimentos deixados pelo esforço das gerações anteriores para aprender a evitar a cometer os mesmos erros.

Porém quando comecei a refletir sobre os meus conhecimentos eu notei rapidamente que todo o meu passado de estudo e aprendizado foi se perdendo e me restam apenas algumas impressões vagas e noções gerais.

Toda a instrução recebida nos tempos de escola e faculdade criou apenas um conhecimento genérico.

A nossa memória é falha e não tem capacidade para guardar todo o conhecimento adquirido.

Assim posso te dizer que se todos pararem para refletir, depois de se ter dedicado por anos ao trabalho intelectual, não perceba que, por falta de um método de trabalho todos os esforços anteriores foram insignificantes.

É fácil perceber o que faltou a todos ou quase todos foi um método de organizar o conhecimento intelectual adequado.

Assim seguir um método representa sempre uma economia de energia, tempo e dinheiro.

O objetivo prático da vida inclui a plena expansão do valor profissional

Uma vez vencida a fase das provas da escola e faculdade, qual será o verdadeiro papel da memória?

A memória deve obrigatoriamente ter sua tarefa aliviada e complementada por uma coleção de anotações de fácil acesso no momento desejado.

Aquele que for capaz de acumular em suas anotações todas as lembranças extraídas de suas leituras, bem como todas as circunstâncias de sua vida, logo irá dispor de um riquíssimo material.

É claro que devemos tomar cuidado com os excessos, anotando indistintamente tudo aqui que se observa, isso se tornaria insustentável e as anotações rapidamente se tornariam inúteis.

Mas é indispensável anotar, ao menos de forma sumária, tudo aquilo que se relaciona ao modo principal de nossa atividade intelectual e de nossa vida profissional.

Quando se deseja, aperfeiçoar-se, tornar-se uma pessoa marcante ou pelo menos útil pelo seu conhecimento ( e isso é o mínimo de ambição que todo homem deveria se obrigar) é preciso que o espírito esteja sempre alerta, observando e armazenando todos os fatos e ideias aproveitáveis.

Guia de organização do conhecimento

Agora vamos as etapas necessárias para se ter um método de anotação e organização do conhecimento.

Escolha um aplicativo de anotações rápidas

É considerado satisfatório escrever as anotações em um caderno a única dificuldade é conseguir encontrar em tempo hábil sobre algum assunto que anotou, acabar jogando fora os cadernos depois de um tempo ou perder o controle das anotações.

Eu não estou falando para não anotar em cadernos, eu ainda os utilizo e a atitude de escrever no papel é muito importante para a cognição e aprendizado de qualquer assunto, mas não é a melhor forma de armazenar a informação e conhecimento a longo prazo.

Portanto, eu sugiro utilizar a tecnologia a nosso favor e adotar algum aplicativo de anotações.

Existe uma série de aplicativos para esse fim e para atender os mais diversos perfis. Segue a lista de alguns deles:

Confesso que testei a grande maioria deles! Todos tem seus prós e contras e o ideal é você utilizar por um tempo algum deles para ver se atende a suas necessidades.

Atualmente utilizo dois aplicativos de anotação o Notes e o Obsidian.

Para que utilizo o Notes

O Notes eu utilizo como uma caixa de entrada e anotações rápidas feitas em sua maioria no celular como por exemplo:

  • quando me passam uma dica de vídeo no youtube

  • vejo um artigo bacana, que não consigo ler no momento eu salvo para ler depois

  • alguma ideia que tive ao assistir um vídeo ou uma palestra

  • lembrei de algum ponto que preciso fazer

  • lista de livros que gostaria de ler

Enfim, acho que deu para entender o motivo que utilizo o Notes como uma caixa de entrada. O grande diferencial do Notes é que ele é muito rápido e simples direto ao ponto e atende essa minha necessidade de anotação rápida e tem fácil sincronismo com demais dispositivos.

Com o tempo para manter organizado eu também fiz uma classificação por pasta no Notes que faz sentido para mim, mas você pode adaptar conforme a sua necessidade. Eu tenho as seguintes pastas:

  • Entrada: anotações rápidas de dicas e coisas que preciso fazer

  • Projetos: são os assuntos que estou atuando nesse momento como MBA UX, Aprender Marketing, Filosofia, Como Estudar, Gestão de Projetos.

  • Áreas: Aqui deixo pastas exclusivas para tratar áreas da vida como saúde, finanças, vida espiritual e metas pessoais.

  • Arquivo: são os itens que deixaram de ser importantes como projetos acabados e metas pessoais atingidas. Deixo por um tempo e se vejo que não faz mais sentido excluo.

Para que utilizo o Obsidian

Já o Obsidian é o local que salvo as informações e conhecimentos que gostaria de preservar e que caso precise resgatar algum assunto seja uma forma fácil de consulta.

Nele eu apenas coloco os materiais e resumos que fiz em papel e caneta (algum caderno) e que eu gostaria que não se perdesse e mantivesse a organização.

O que mais me agradou no Obsidian é a flexibilidade de anotações e links entre notas além que que você pode ir referenciando suas anotações e gerar tags ele monta um grafo mostrando as ligações entre os assuntos.

Antonio Fregoso on Twitter: "Aprendiendo a utilizar Obsidian MD En software para gestión de notas tipo wiki. Me encantó como gestor de conocimiento. La vista en grafos de la interelación de las

Fluxograma da Organização do Conhecimento

Para facilitar a visualização do meu método fiz um fluxograma de como funciona:

Você pode adaptar a suas necessidades

Não importa qual o aplicativo de anotações você escolha o que gostaria de sugerir é que tenha um método ou fluxo para consolidar o seu conhecimento.

Pode ser esse que faço ou sugeri ou algum método próprio.

Existe também um método chamado Second Brain do Tiago Forte, foi do livro dele que tirei as referências e adaptei ao meu fluxo depois que experimentar o que ele indica.

Recentemente saiu a versão em português do seu livro.

Também muitas informações que utilizei para escrever esse artigo tive como referência o livro Organização do trabalho intelectual. . É um livro que tem alguns conceitos importantes mas está um pouco datado o seu método dado que o livro foi escrito em 1914.

E você tem algum método para consolidar o seu conhecimento? Já parou para pensar nesse assunto? Se esse artigo te ajudou de alguma forma, manda uma mensagem e compartilhe com outras pessoas que também possam se interessar.

Reply

or to participate.