Controle sua Energia, Não seu Tempo

Com a crescente demandas de trabalho acabamos nos dedicando mais horas, o que nos afeta física, mental e emocionalmente.

Com a crescente demandas de trabalho acabamos nos dedicando mais horas, o que nos afeta física, mental e emocionalmente. Isso leva a níveis crescentes de distração, falta de foco e sérios problemas de saúde.

Em um artigo da Havard Business Review conta como a falta de cuidado com nosso corpo, mente e alma afeta nossa energia e nossa produtividade.

Aqui selecionei as principais ideias desse artigo que me fizeram refletir…

Como dar conta de tudo?

Trabalho de 10 a 14 horas por dia, e muitas vezes sinto perpetuamente exausto e tenho pouco contato com minha família. Durmo mal, não tenho tempo para se exercitar e raramente faço refeições saudáveis, em vez disso, como alguma coisa correndo para dar conta de todo o trabalho.

Essa é um pouco da minha rotina de trabalho, mas executivos dizem que estão se esforçando mais do que nunca para acompanhar o ritmo de trabalho e sentem cada vez mais que estão em um ponto de ruptura.

Depois desse artigo decidi que se quero ser mais produtivo, preciso cuidar do meu corpo, mente e alma.

Recurso finito

Principal problema de trabalhar mais horas é que o tempo é um recurso finito. A energia é uma história diferente. Definida na física como a capacidade de trabalhar, a energia vem de quatro fontes principais dos seres humanos: corpo, emoções, mente e espírito.

Para se recarregar, os indivíduos precisam reconhecer os custos dos comportamentos que esgotam a energia e, em seguida, assumir a responsabilidade de mudá-los, independentemente das circunstâncias que enfrentem.

O corpo: energia física

Não é novidade que nutrição, exercícios, sono e descanso inadequados diminuem os níveis básicos de energia das pessoas, bem como sua capacidade de controlar suas emoções e focar sua atenção. No entanto, muitas vezes não encontramos maneiras de praticar comportamentos saudáveis de forma consistente, dadas todas as outras demandas de nossas vidas.

As emoções: qualidade da energia

As emoções de lutar ou fugir também tornam impossível pensar de forma clara, lógica e reflexiva.

Um ritual simples, mas poderoso, para neutralizar emoções negativas é o que chamamos de “ganhar tempo”. Onde se faz uma pausa de alguns minutos e um exercício de respiração quando notar que ficou alterado.

A mente: foco de energia

As distrações custam caro: uma mudança temporária na atenção de uma tarefa para outra — parar para responder um e-mail ou atender um telefonema, por exemplo — aumenta o tempo necessário para concluir a tarefa principal em até 25%, um fenômeno conhecido como “tempo de troca”.

O espírito: energia de significado e propósito

Para acessar a energia do espírito humano, as pessoas precisam esclarecer prioridades e estabelecer rituais de acompanhamento em três categorias: fazer o que fazem de melhor e mais gostam no trabalho; alocar conscientemente tempo e energia às áreas de suas vidas — trabalho, família, saúde, serviço aos outros — que consideram mais importantes; e viver seus valores fundamentais em seus comportamentos diários.

Como está seu nível de energia? Faça o teste abaixo:

Você está caminhando para uma crise de energia?

Verifique as afirmações abaixo que são verdadeiras para você.

Corpo

__ Eu não durmo regularmente pelo menos sete a oito horas e muitas vezes acordo me sentindo cansado.

__ Eu frequentemente pulo o café da manhã ou me contento com algo que não é nutritivo.

__ Eu não me exercito o suficiente (ou seja, treinamento cardiovascular pelo menos três vezes por semana e treinamento de força pelo menos uma vez por semana).

__ Eu não faço pausas regulares durante o dia para realmente renovar e recarregar as energias, ou costumo almoçar na minha mesa, se é que eu como.

Emoções

__ Frequentemente me sinto irritado, impaciente ou ansioso no trabalho, especialmente quando o trabalho é exigente.

__ Não tenho tempo suficiente com minha família e entes queridos e, quando estou com eles, nem sempre estou realmente com eles.

__ Tenho muito pouco tempo para as atividades que mais gosto.

__ Não paro com frequência suficiente para expressar minha gratidão aos outros ou para saborear minhas realizações e bênçãos.

Mente

__ Tenho dificuldade em me concentrar em uma coisa de cada vez e me distraio facilmente durante o dia, especialmente por e-mail.

__ Passo a maior parte do meu dia reagindo a crises e demandas imediatas, em vez de me concentrar em atividades com valor de longo prazo e alta alavancagem.

__ Não dedico tempo suficiente para refletir, criar estratégias e pensar criativamente.

__ Eu trabalho à noite ou nos fins de semana e quase nunca recebo um e-mail — férias gratuitas.

Espírito

__ Não passo tempo suficiente no trabalho fazendo o que faço de melhor e mais gosto.

__ Existem lacunas significativas entre o que eu digo que é mais importante para mim na minha vida e como eu realmente aloco meu tempo e energia.

__ Minhas decisões no trabalho são mais frequentemente influenciadas por demandas externas do que por um senso forte e claro de meu próprio propósito.

__ Não invisto tempo e energia suficientes para fazer uma diferença positiva para os outros ou para o mundo.• • •

Como está sua energia geral?

Número total de declarações verificadas: __

Guia de pontuações0—3: Excelentes habilidades de gerenciamento de energia4—6: Habilidades razoáveis de gerenciamento de energia7—10: Déficits significativos de gerenciamento de energia11—16: Uma crise completa de gerenciamento de energia

Em que você precisa trabalhar?

Número de cheques em cada categoria:

Corpo __

Mente __

Emoções __

Espírito __

Guia das pontuações da categoria0: Excelentes habilidades de gerenciamento de energia1: Fortes habilidades de gerenciamento de energia2: Déficits significativos3: Baixas habilidades de gerenciamento de energia4: Uma crise energética completa

Reply

or to participate.