Escrever resumos é mais importante do que ler mais livros

A leitura não é sobre contagem de páginas ou velocidade. O que importa é como isso muda seu pensamento e o que você tira dele. Otimize para compreensão, não para volume.

Uma coisa que aprendi com o tempo é ler menos livros, mas reservar um tempo para escrever resumos e fazer uma sumarização é muito mais eficiente. O ROI de gastar 2 horas escrevendo uma sinopse é muito maior do que gastar essas 2 horas lendo o próximo livro da sua lista. A leitura não é sobre contagem de páginas ou velocidade [1]. O que importa é como isso muda seu pensamento e o que você tira dele. Otimize para compreensão, não para volume.

Se seu objetivo é maximizar a compreensão, você precisa fazer perguntas enquanto lê — perguntas que você mesmo deve tentar responder durante a leitura. Isso é algo que acredito que pessoas curiosas fazem naturalmente. Obrigar-se a fazer perguntas e a respondê-las também torna mais fácil escrever um resumo: quando terminar, simplesmente escreva as perguntas mais importantes que encontrou e como o livro as respondeu. Este é o modelo que eu uso:

  1. Em 1-2 frases, sobre o que é o livro como um todo?

  2. Quais são as 3-4 perguntas centrais que ele tenta responder?

  3. Resuma as respostas em um parágrafo cada.

  4. Quais são as coisas mais importantes que você aprendeu pessoalmente?

Embora o produto final seja curto e conciso, é preciso tempo e foco para escrevê-lo. É claro que é por isso que é eficaz: obriga você a extrair e reformular os insights do livro com suas próprias palavras.

Não por acaso, uso uma estrutura semelhante para escrever ensaios: estruturo-os em torno de perguntas que estou tentando responder, normalmente não mais do que 3-4. Se eu não conseguir formulá-los de forma concisa ou se houver mais de 3-4, geralmente não vale a pena postar a peça. Sem essa clareza, acaba divagando ou superficial e não oferecendo nenhum insight coerente.

Como resumir deixa você com menos tempo para ler, você terá que melhorar a seleção de livros. Eu uso uma combinação de duas técnicas simples para isso, leitura tópica e leitura inspecional [2]:

  • Leitura Tópica — A cada trimestre, eu seleciono de 4 a 5 tópicos que me interessam e dos quais desejo obter uma compreensão mais profunda. Comece amplo e tenha uma noção de quais são os trabalhos importantes para cada tópico. Reúna uma ampla lista de obras.Leitura de inspeção — Use a leitura de inspeção para reduzir a lista de cada tópico ao máximo. 2 livros.

  • A leitura inspecional é simplesmente uma leitura superficial sistemática ou pré-leitura: leia o resumo na contracapa do livro e o prefácio ou introdução, estude o sumário para obter uma noção geral da estrutura do livro, leia as declarações resumidas no início ou final de cada capítulo. Isso normalmente não leva mais de uma hora e pode ser extremamente eficaz na filtragem de trabalhos que não são úteis ou irrelevantes para você.

É surpreendente como até mesmo muitos dos leitores mais experientes que conheço desconhecem o valor da leitura inspecional. A maioria dos leitores começa na primeira página de um livro e avança até terminar - sem nunca ler o sumário ou o prefácio.

Uma ótima alternativa para escrever resumos é falar sobre os livros que você está lendo. Explicar as ideias sobre as quais você está lendo para outra pessoa é uma das melhores maneiras de se envolver com o material, pois (a) força você a formulá-lo com suas próprias palavras e (b) eles podem desafiar as ideias e fazer com que você examiná-los mais criticamente.

Para aprender mais sobre esse assunto, tem um livro clássico chamado Como Ler Livros do Adler. Vale a pena a leitura.

E você faz resumos de seus livros?

Reply

or to participate.