- 1% Melhor a Cada Dia
- Posts
- Melhore sua Produtividade com a Técnica Pomodoro: Aprenda a Maximizar seu Tempo e Foco!
Melhore sua Produtividade com a Técnica Pomodoro: Aprenda a Maximizar seu Tempo e Foco!
Aumente sua eficiência e conquiste mais resultados em menos tempo com a técnica Pomodoro - Descubra como aplicá-la e dominar a arte da produtividade!
A técnica Pomodoro é talvez a estratégia mais simples de produtividade e gerenciamento de tempo que todos podemos usar - você não precisa de nenhuma tecnologia sofisticada; tudo que você precisa é um timer!
A técnica foi 'inventada' no início dos anos 1990 pelo desenvolvedor, empresário e autor Francesco Cirillo.
Cirillo notou que, quando enfrentamos grandes tarefas ou uma série de atribuições, podemos ser mais eficazes se dividirmos o trabalho em intervalos curtos e cronometrados (chamados “Pomodoros”), espaçados por intervalos curtos.
Cirillo chamou o sistema de “Pomodoro” em homenagem ao cronômetro em forma de tomate que ele usava para acompanhar seu trabalho como estudante universitário.
Na sua essência, trata-se de um sistema cíclico baseado no trabalho em intervalos curtos de 25 minutos com pausas, de 5 minutos, que podem ajudar a melhorar a motivação, a criatividade e a eficiência.
Teoria
Esta teoria também foi apoiada pela literatura científica. A pesquisa mostrou que fazer pausas regulares pode “melhorar muito” o foco e a concentração por períodos prolongados.
Este estudo , por exemplo, de pesquisadores da Universidade de Illinois, demonstra que pequenas pausas em uma tarefa podem melhorar drasticamente a capacidade de concentração por períodos prolongados.
O pesquisador principal disse que “… a maioria dos artigos tratava a atenção como um recurso limitado que seria usado com o tempo… mas você está sempre prestando atenção em alguma coisa. A atenção não é o problema... a atenção prolongada a uma única tarefa, na verdade, prejudica o desempenho”.
O estudo testou a capacidade dos participantes de se concentrar em uma tarefa computadorizada repetitiva por uma hora sob várias condições. 84 participantes foram divididos em quatro grupos.
Como resultado, os pesquisadores concluíram que, quando se depara com tarefas longas, é melhor impor breves pausas a si mesmo, o que realmente o ajudará a manter o foco em sua tarefa.
Prática
Com essa evidência em mente, a técnica Pomodoro ganha ainda mais importância. Então, como funciona a técnica Pomodoro na prática? Bem, o método pode ser amplamente descrito da seguinte forma:
Escolha uma tarefa que você gostaria de realizar – pessoalmente, foi escrever esta postagem no blog.
Defina o cronômetro (Pomodoro) para 25 minutos.
Trabalhe na tarefa até o cronômetro tocar.
Faça uma pequena pausa de 5 minutos antes de repetir o processo novamente.
A cada 4 'Pomodoros' faça uma pausa mais longa de 15/20 minutos antes de começar novamente com o ciclo “25 minutos ligado / 5 minutos desligado”.
A beleza desta técnica é a sua simplicidade. Tudo que você precisa é de um temporizador. Se você possui um dispositivo móvel, há muitos aplicativos com o sistema Pomodoro integrado – eu pessoalmente uso o timer do meu celular.
Também tem esse site Pomofocus.
A evidência sugere que pode melhorar os resultados e o desempenho, mas também há outras vantagens. Por exemplo, pode ajudar a gerenciar distrações e, assim, melhorar o foco, a concentração e, portanto, a produtividade e a eficiência.
Também pode ajudar a dividir tarefas maiores em períodos de tempo gerenciáveis, permitindo que você se sinta menos assustado com o tamanho de uma grande tarefa - dividi-la pode ajudá-lo a gerenciar as expectativas e acompanhar com mais precisão quanto tempo você gastou no tarefa.
Tendo dito tudo isso, algumas pessoas acham que o cronômetro é uma estrutura muito rígida. Além disso, como em outras estratégias, às vezes as coisas podem simplesmente interromper seus estudos sobre as quais você não tem controle – por exemplo, talvez você tenha que lidar com um problema urgente em casa. Pomodoro pode ter flexibilidade embutida e alguns aplicativos permitem que você pause o cronômetro, mas às vezes isso pode anular o objetivo do exercício!
Pessoalmente , acho importante reconhecer que os 20/25 minutos não devem ser vistos como uma estrutura completamente rígida à qual você absolutamente TEM QUE aderir – se você está focado e sente que precisa de 5/10 minutos extras para terminar o trabalho que você está fazendo, faça isso e depois faça uma pausa.
Em outras palavras, use a técnica Pomodoro, mas não 'se acostume' com o cronômetro Pomodoro!
A coisa absolutamente crítica a lembrar é que INTERVALOS REGULARES SÃO CRÍTICOS PARA SUA PRODUTIVIDADE .
Se você quer evidências disso em ação, usei essa técnica para escrever este post! Tenho certeza de que, se não tivesse o cronômetro me restringindo a 25 minutos de trabalho, levaria algumas horas para escrever. Do jeito que estava, consegui escrever isso em cerca de 1,5 Pomodoros! Então, aí está a técnica Pomodoro em ação!
Mais dicas de produtividade:
Reply