• 1% Melhor a Cada Dia
  • Posts
  • Um método comprovado para organizar a sua vida digital e desbloquear seu potencial criativo.

Um método comprovado para organizar a sua vida digital e desbloquear seu potencial criativo.

1% Melhor a Cada Dia - Edição #023

A informação é o alicerce fundamental de tudo que você faz. Encontrar e utilizar as informações corretas são passos essenciais para concretizarmos aquilo que desejamos, seja executar um projeto no trabalho, conseguir um novo emprego, aprender uma nova habilidade ou começar um negócio.

Seu sucesso profissional e sua qualidade de vida dependem diretamente de sua capacidade de gerenciar informações eficazmente.

Conforme o The New York Times, atualmente o consumo diário médio de informação de uma pessoa chega a inacreditáveis 34 gigabytes. 

Em outro artigo do The New York Times estima que consumimos o equivalente a 174 jornais completos de conteúdo diariamente, cinco vezes mais do que em 1986.

Porém, ao invés de nos ajudar, essa quantidade de informações nos oprime. A sobrecarga de informação se transformou em exaustão de informações, esgotando nossos recursos mentais e nos deixando constantemente ansiosos.

Sua mente serve para ter ideias, não para armazená-las. 

• David Allen, autor de A Arte de fazer acontecer

Para isso, um bom método de organização pode ajudar a superar esse grande desafio que enfrentamos em nosso dia a dia.

E o método que me chamou muito atenção foi o do Tiago Forte, que explica em seu livro recém chegado ao Brasil:Como Construir o Segundo Cérebro.

O que é o segundo cérebro? 

Uma forma de consolidar seus conhecimentos em um local seguro que seja fácil recuperação quando e no momento em que precisar. Como se fosse um assistente pessoal confiável e consistente.

O superpoderes do segundo cérebro

Existe quatro capacidades essenciais que um Segundo Cérebro pode realizar por nós:

  1. Materializar nossas ideias

  2. Revelar novas associações entre ideias; 

  3. Incubar as ideias ao longo prazo;

  4. Aguçar nossas perspectivas e a criatividade;

Como funciona?

Para a criação do Segundo Cérebro são necessários quatro etapas que envolve um processo chamado CODE:

  • Capturar: guarde o que repercute em você

  • Organizar: guarde para ter acionabilidade

  • Destilar: encontre a essência

  • Expressar: compartilhe o seu trabalho

Capturar

A primeira etapa do processo de montagem do segundo cérebro é ter um aplicativo de anotações, nele você irá armazenar:

  • insights

  • Citações 

  • Gravações

  • Notas de reuniões

  • Aprendizados

Organizar

Se você não tiver um padrão para armazenar seus arquivos, eles ficarão uma bagunça e não vão ser encontráveis. Assim, nada de vale coletar um monte de informação se não tiver um método para organizar. Para isso existe o método PARA:

  • Projetos

  • Áreas

  • Recursos

  • Arquivos

Projetos

São uma série de atividades com uma data, inicio e fim para acontecer. Você pode ter uma lista de ideias e projetos para tocar, mas não selecione mais do que entre 10 e 15.

Áreas

São suas áreas da vida, não tem um prazo para acabar, você sempre estará melhorando e atuando. Desenvolvimento contínuo. Entre em Áreas:

  • Saúde

  • Finanças

  • Família

  • Vida Espiritual

Recursos

São ferramentas-chave que vão te ajudar para completar as atividades do seu projeto. São áreas que você está estudando, aprendendo ou desenvolvendo que pode ajudar após atividades dos projetos como também para as áreas.

Arquivos

Tudo que não for mais prioridade nas demais pastas ou você concluir algum dos projetos ao invés de apagar você joga na pasta de arquivos, pois essas informações podem ser úteis em outros projetos.

Destilar

Nessa etapa você fez um monte de anotações, tem um monte de material, mas precisa tirar a essência de tudo o que aprendeu.

Por exemplo, as anotações de um livro precisam ser sumarizadas, não tem como guardar um livro inteiro na memória ou ter o resumo do livro inteiro em suas anotações, é necessário deixar apenas as ideias principais até para ficar mais fácil de consultar posteriormente.

Expressar

Com tanta informação guardada você sentirá necessidade de expressar, compartilhar o que está aprendendo e ajudar mais pessoas com o conhecimento que adquiriu.

E um caminho quase natural é que você quererá começar a expressar isso e pode necessitar, por exemplo, de:

  • fazer uma aula

  • montar uma palestra

  • fazer uma apresentação

  • começar um novo projeto

  • ter uma ferramenta que vai te ajudar em um novo problema

✌️Conclusão

Nesse primeiro artigo passei todo o conteúdo teórico, se você se interessou por esse assunto, não deixa de acompanhar as próximas edições da newsletter em que mostrarei como implementar e construir seu Segundo Cérebro, passo a passo.

Referências

Reply

or to participate.